Cultura

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

A data 25 de julho foi instituída como marco internacional das lutas, resistência e organização das mulheres da América Latina e do Caribe, como resultado do I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em 1992 na República Dominicana.

O Encontro reuniu representantes de 70 países e foi realizado com o objetivo de se debater as problemáticas e lutas específicas das mulheres negras destes países, já que os movimentos de luta feminista da Europa não incluíam as demandas das mulheres negras em seus debates.

Já se passarem 23 anos, apesar de hoje as mulheres negras já assumirem espaços no mercado de trabalho, na política, economia e ter mais acesso as Universidades, as desigualdades de gêneros e sociais ainda são bastante visíveis e a mulher negra ainda ocupa o último nível da pirâmide social.

A data é um momento de reflexão sobre o papel da mulher negra na sociedade atual e uma oportunidade para unir forças e propor estratégias para o desenvolvimento feminino na luta contra a descriminação racial, desigualdade social e de gênero.

A data no Brasil – A Lei nº 12.987/2014, foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada. 

Fonte: Palmares
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s