Daniel Lima | AfroTranscendence
Cultura

Websérie AfroTranscedence é lançada pela NoBrasil

O artista Daniel Lima foi o entrevistado da websérie AfroTranscendence lançada pela plataforma de pesquisa e curadoria NoBrasil, nesta terça-feira, 15. Em seu depoimento no capítulo de estreia, Lima ressalta a necessidade do artista negro problematizar questões que o afetam e torná-las parte do seu trabalho.

“Qualquer coisa e ser negro tem uma diferença. Vai fazer uma grande diferença sim na hora que você for na galeria e você é o único negro, na hora que estiver num vernissage e a pessoa do vernissage pergunta se você trabalha lá, se você não é o artista. A pessoa que olha para sua foto e fala: “Mas você tirou isso da favela? ” Isso foram experiências que vivi como artista em galeria e se você não problematiza isso, realmente, isso vira uma coisa meio fantasma na sua vida e que você deve se afastar e de quando em quando isso cai na cara de qualquer jeito”, comenta o artista.

Com direção de Yasmin Thayná, escrita por Diane Lima e produzida por Hanayrá Negreiros a série é resultado das vivências e experiências do programa de imersão em processos criativos AfroTranscendence, que reuniu artistas, intelectuais ativistas e agentes culturais para promover a cultura afro-brasileira contemporânea em São Paulo, em outubro do ano passado.

Em entrevista ao NoBrasil Diane Lima, que é também a idealizadora e curadora do projeto, diz que “AfroTranscendence surge como uma resposta à supressão dos nossos valores e principalmente, como forma de nos reconectarmos para que em conjunto, possamos criar novas narrativas, escrever e ser sujeitos da nossa própria história”.

Produzida de forma colaborativa a websérie abordará em 12 capítulos temas como racismo, memória, práticas artísticas e a necessidade de produzir conhecimento como ato político. Os capítulos serão lançados quinzenalmente nos canais  NoBrasil e AfroTranscendence.

Fonte: NoBrasil
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s